quinta-feira, 24 de junho de 2010

Síndrome de Aperger

Personagem Spock do seriado Jornada nas Estrelas

É uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem.
O termo foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 em um jornal médico, e faz alusão ao pesquisador austríaco, que juntamente com Kranner analisou diferentes facetas do autismo.
Alguns sintomas incluem: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação literal da linguagem, inquietação com mudanças na rotina, repetição de rituais de comportamento, nível de desenvolvimento cognitivo alto, Interesses específicos com determinadas atividades, padrões de pensamento técnico/lógico extensivo.

Apesar de haver diversas distinções nos portadores da síndrome, alguns dos sintomas são comuns em todo âmbito da doença. As dificuldades com o convívio social são praticamente universais, sendo um dos critérios definitivos para um diagnóstico preciso. Os portadores não têm a habilidade natural de enxergar subtextos da interação social, resultando em observações e comentários que podem soar ofensivos ou ingênuos. Os Aspergers (como são denominados) acabam criando formas lógicas para a interação social. Como uma tabela de algoritmos para cada situação que enfrentam em suas rotinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário