quinta-feira, 24 de junho de 2010

Entrevista na Unidade Básica de Saúde


Bairro: Rubem Berta

Cidade: Porto Alegre


Entrevista:


1- O que significa, ou qual o conceito de saúde coletiva?


Resposta: Saúde coletiva é a manutenção de uma comunidade, grupo de pessoas, de um bairro, de uma cidade. Pessoas que moram num mesmo local é o que se tenta fazer em uma Unidade Básica. È o que a unidade básica de saúde tenta fazer é manutenção da saúde dessas pessoas.



2- Quais os programas desenvolvidos pela UBS e como eles funcionam nesta unidade?


Resposta: Programas instituídos e planejados pela unidade são:


* Programa de imunizações: (calendário vacinal), pré-determinado pelo Ministério da Saúde, Estado e Município ex: febre amarela que só entrou no sul do país para vacinar em 2009, até então só as crianças do nordeste eram vacinadas.


* Programa Pré-Natal: (prioridade);


* Programa Prá-Nenê: Acompanhamento dos bebês até 1 ano de idade, 1 consulta por mês isso é um programa da Prefeitura de Porto Alegre com ficha. Esse é um instrumento com registro que há uma normativa de encerramento.


* Programa Pacientes Crônicos: Diabetes, asma adulto e infantil, hipertensão tabagismo, tabagismo, pneumologia.


* Programa dos Idosos: Acompanhamento com cartilha do idoso, as consulta tem 20% de reserva garantindo 1 consulta por mês com agendamento a primeira consulta por telefone o restante será agendado previamente conforme a necessidade de cada paciente.

Os agendamentos por telefone são das 11h00min as 12h00min horas, de segunda a sexta com o nº. da identidade, nº. do prontuário e o seu cartão no qual receberá após a primeira consulta.


* Programa Nutrição: Alimentação saudável, obesos, diabéticos, são acompanhados pela nutricionista.


* Programa Odontologia: Com a prevenção, escovação etc.


3- O programa de saúde na escola vem sendo implantado pelo Ministério da Saúde contribui de que forma para a promoção da saúde?


Resposta: São na verdade dois programas:


* Mais Educação: Que trabalha com crianças de turno inverso nos quais estuda que oferece oficinas de capoeira, letramento, matemática, musica, e nutrição e muitas mais.


As oficinas de nutrição na verdade é uma oficina da qual se trabalha também higiene, a alimentação correta, as doenças.


* NASCAS: Esse o núcleo só faz projetos maravilhosos no qual nunca saiu do papel.

O motivo alegado que esses projetos não são implantados nas escolas é a falta de recursos humanos.


Um exemplo citado pela coordenadora é que no ano de 1999 havia 47 pessoas para atender uma comunidade de 25.000 habitantes atendidos pela Unidade Básica, e 2010 há somente 33 pessoas para atender 50.000 habitantes da mesma comunidade, logo impossível colocar em pratica os projetos planejados.


4- Há (existe) projetos entre este posto e a escola? Poderia citar algum? Qual o fluxo do projeto? (como é pensado e criado este projeto).


Resposta: Sim, existe assim como já havia citado antes, como teste de visão, encaminhamento ao oftalmologista etc., prevenção odontológica, aplicação de flúor, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário