quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto de Estudos


Turma: 1º ano do Ensino Fundamental
Período de duração: Seis meses
Título: “A Ciência de Conviver”


Justificativa: Este tema foi escolhido com base na observação dos alunos da turma do primeiro ano do Lar da Criança Menino Jesus de Praga. A finalidade deste estudo é pensar a vida em comunidade, contemplando a família e os grupos sociais dos quais as crianças são oriundas, visando também o desenvolvimento da habilidade de observar e comparar a natureza, além de refletir sobre fatos físicos, fenômenos naturais, sensoriais através de experiências e vivências coletivas e individuais, tornando-os assim, críticos e inclinados ao pensamento científico.
“As ciências naturais e sociais contribuem para que as crianças, a partir do confronto entre o seu conhecimento espontâneo (experiências anteriores) e o conhecimento sistemático (científico), estabeleça relações entre fenômeno que se apresenta nos nichos ambientais que à cercam e construindo conceitos sobre os mesmos.” – (Cadernos Pedagógicos SMED 1996).

Objetivo Geral: Proporcionar condições de convívio social, desenvolvendo valores ligados a preservação e identificação do meio.


Objetivos Específicos:
• Comparar diferentes características étnicas e culturais a fim de se ver como ser histórico;
• Experimentar diferentes recursos naturais em práticas de observação;
• Valorizar os colegas com intuito de desenvolver um grupo companheiro;
• Desenvolver reflexões e idéias com a finalidade de criar uma atitude positiva;
• Observar e comparar resíduos orgânicos e incentivar atitudes cooperativas para que haja a integração e participação de todos no grande grupo.

Metodologia: A metodologia utilizada será a fala expositiva e dialogada, inicialmente mostraremos imagens trechos de filmes, materiais impressos ou outro recurso que seja pertinente e instigante dentro do tema pautado, além de favorecer a reflexão crítica e construtiva de todo o grupo posicionando-se sempre em círculos para melhor visualização de todos, utilizando os conhecimentos tácitos dos alunos e alunas para a construção e complementação de novos saberes.

Redes de apoio: Uma das parcerias é a associação de moradores que realizam parcerias junto com a escola, a fim de construir um jardim na praça que atende a comunidade a região contemplando familiares envolvidos na escola, na qual estamos desenvolvendo o projeto de ensino “A ciência de Conviver”. Outro apoiador importante é a equipe do posto de saúde, localizado no mesmo bairro que disponibiliza panfletos, escovas e creme dental para os alunos, além de um acompanhamento escolar orientando as famílias quanto à importância da escovação dos dentes, através de oficinas e palestras juntamente com uma dentista de faz avaliações e a manutenção da saúde bucal dos alunos e alunas.

Avaliação: O processo avaliativo se dará baseado nas observações realizadas durante as situações didáticas vivenciadas, além de uma auto-avaliação oral organizada com os alunos envolvidos no projeto, na qual poderão descrever, falar, opinar e refletir sobre suas aprendizagens ou dúvidas ocorridas durante o projeto.
“A avaliação deve ser motivacional e diagnóstica, concebendo o conhecimento com a construção histórica, singular e coletiva dos sujeitos” – (Cadernos pedagógicos – SMED 1996).
Cronograma de situações didáticas:

• Observação de bolhas de sabão;
• Manuseio de argila;
• Danças circulares;
• Cultivo de flores;
• Experiências com água;
• Observação de insetos utilizando lupas;
• Confecção de animais e insetos de papel machê;
• Mistura de cores;
• Conversa sobre reciclagem, como, quando e para quê;
• Audição de ritmos variados;
• Brincadeira “telefone-sem-fio”;
• Confecção de chocalhos de garrafas PET;
• Técnica de aquarela;
• Hora do conto como livro da “lenda do Boitatá”;
• Criação de estórias de imagens.

Referências:
Cadernos Pedagógicos – SMED, 1996

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