domingo, 13 de dezembro de 2009

O currículo e a cultura na escola



O currículo é um componente encontrado dentro das instituições escolares formais, além de ser um conjunto de programas de disciplinas e planos de estudos que visam um objetivo único dentro da escola.
O conjunto de disciplinas deve ser identificado com a comunidade em que a escola esta inserida fazendo a interligação entre escola-aluno-família-meio. O currículo, porém deve ir além de várias matérias e conteúdos, abrangendo a tudo que é importante culturalmente para a comunidade, trabalhando de dentro para fora, conhecendo o aluno e valorizando seus saberes para que este se transforme em conhecimento, mas não o fazendo de forma autoritária, e sim, em conjunto com o educando, Paulo Freire fala que o educador deve exercer sua autoridade sem ser autoritário, neste sentido considera o educador humilde diante de seus conhecimentos para que haja a troca com o educando, de forma a garantir a democracia sobre o conhecimento, numa visão emancipatória.


Os conteúdos devem ser construídos a fim de, transmitir de forma dialogada o legado histórico e social da sociedade, assim, um saber cultural oriundo do grupo social é fundamental no seu papel em organizar as informações a serem trabalhadas e discutidas.
O currículo é tudo o que se passa na escola de educativo, pois tudo faz parte do currículo escolar, na escola, que engloba todos os universos educacionais, sejam estes sobre regras gerais de andamento, formação, gestores ou conteúdos e atitudes dentro da escola, na sala de aula e fora desta. Nesta perspectiva percebe-se como um mecanismo constantemente adaptativo e ajustado ao seu universo escolar, por pensar em uma cultura em movimento e modificações da sociedade,e por isso, a escola deve se mudar juntamente.
A cultura é marcada por atitudes, costumes e crenças que um determinado grupo demonstra, entretanto é errôneo pensar que existe uma única forma cultural, além de ser uma forma elitista de pensar, dissemina os ideais dominantes que a muito excluí as demais formas culturais diversificadas.
Podemos dizer que a cultura reflete a sociedade existente, uma experiências acumulativa que transmite-se de geração para geração por meios de aprendizagens informais, relacionais entre os sujeitos.
Vygostsky diz em sua teoria do desenvolvimento social que o sujeito só aprende quando se reconhece no outro, e sem dúvida o sentido da vida está nas aprendizagens informais, familiares, que irão dar subsídios para o desenvolvimento, físico, intelectual e moral, refletindo na sociedade. A cultura passa de seu âmbito familiar e defronta-se com a diversidade cultural em que um povo como o Brasil pode evidenciar, diante das várias manifestações culturais.
Deste modo a cultura existente nos alunos será um mecanismo de trabalho inicial na escola, partindo de suas concepções e desenvolvendo sua capacidades, até a elevação de seus saberes, transformando-os em conhecimento científico coerente e reflexivo.
Currículo e cultura agem juntamente no trabalho pedagógico, um não sobrevive sem o outro, sendo assim, um deve refletir o outro em um processo dialético e construtivo que deve objetivar na identidade sócio cultural e histórico do sujeitos.

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