domingo, 13 de dezembro de 2009

Análise de Conjuntura.



* Imagem de dança folclorica pernabucana.
Música: Samba do crioulo doido - Composição: Demônios da garoa

Trecho: 1
Foi em Diamantina
Onde nasceu JK
Que a Princesa Leopoldina
Arresolveu se casá
Mas Chica da Silva
Tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa
A se casar com Tiradentes

Trecho: 2
Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E foi proclamada a escravidão
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Da. Leopoldina virou trem
E D. Pedro é uma estação também


Com base neste trecho fica evidente o desconhecimento sobre a atual conjuntura.
A história é distorcida e o povo desconhece os personagens históricos, no segundo trecho fica evidente que a realidade do povo não é compreendida de forma clara, fazendo com que geralmente os atores sociais que sofrem preconceitos, exclusos de políticas públicas, ficam deslocados quanto as pessoas que ditam e contam a história de um povo, este desconhecimento confunde. Nesta música o autor foi incumbido de fazer um samba sobre a atual conjuntura brasileira dada em um contexto anterior ao nosso tempo atual, este ainda é chamado de crioulo, desmerecendo sua descendência africana, e o doido, julgando-o desconhecedor da realidade, como ficassem evidentes as relações de poder e a não identificação das origens.

A análise de conjuntura é realizada baseada em observações aprofundadas de uma realidade, acontecimento, fatos sociais e por atores que portam a intencionalidade de transformar a realidade.
A conjuntura consiste em cenários corriqueiros, ou em uma visão mais ampla da sociedade vigente, a conjuntura implica uma visão de mundo e toda a analise realizada sobre essa mesma, visa um analise também de estrutura, pois as duas se relacionam, mas no caso do Brasil são distintas com relação à sociedade.
A análise de conjuntura articula o presente, o aqui e o agora, com o passado e o futuro. São elementos para iniciar a análise crítica e reflexiva, conhecendo as realidades sociais, sem pré-julgamentos oriundos do senso comum.
O marco teórico (campo de conhecimento) se refere a uma área de saberes, ou a teoria sobre a sociedade, a história em grande maioria, além de uma percepção dos atores e atrizes sociais.
Para muitos é o instrumento de análise Marxista, apontado na obra “O Capital”, que na sociologia é usada para analisar as disputas e hierarquia entre as classes existentes na sociedade capitalista.
Alguns elementos são fundamentais, como a descrição, a análise e a síntese, entretanto a análise conjuntiva depende de um grau avançado de informações sobre os vários contextos existentes, entre eles os campos reais e ideológicos que permeiam as falas dos que atuam na atual e histórica conjuntura.
É de extrema importância que se tenham fontes de informações, sobre pessoas, dados, fatos e contextos históricos, pois toda a analise implica a totalidade (econômica, política, social, religiosa).
Na cultura brasileira este tema já foi anteriormente mencionado, por exemplo, no "Samba do Crioulo Doido".

2 comentários:

  1. Celeste e Letícia,
    Belo exercício de análise de conjuntura.
    Professora Simone

    ResponderExcluir
  2. Eliane,
    Gabriela e Patrícia,
    Boa relação entre pedagogia social e práticas culturais caracterizadas na obra estudada como educação informal.
    Professora Simone

    ResponderExcluir