domingo, 13 de dezembro de 2009

Bullying na escola

Bullying é uma palavra em inglês que quer dizer violência física ou psicológica. Tem  intencionalidade e é repetido e praticado por uma ou mais pessoas com o objetivo de coagir ou agredir uma pessoa ou grupo que é incapaz de se defender. Há também as vitimas agressoras, ou autores/alvos que  eventualmente cometem agressões, porém também são vitimas de bullying pela turma ou grupo. Nelsom, imagen a esquerda é um exemplo do bullyng na escola, como uma referência a cultura popular, no desenho simpsons, que aborda a indiferença aos alunos diante de conflitos escolares e pessoais, outra alusão a escola é o diretor skinner, que é mensionado como um comportamentalista preocupado com a ordem e a disciplina, outra vez relacionamos um assunto e um teorico da psicologia e criador da teoria do comportamento, realizando um paralelo com um desenho que mostra de maneira crítica e sátira a escola despreparada diante dos dilemas dos educandos. Nelsom um provocador do bullyng, que é visto como o "tal" na escola e que pouco ocorre a ele como uma forma de interromper este tipo de violência, intervindo a favor dos envolvidos vitimizados.




Características principais do agressor:

• o comportamento é agressivo;
• o comportamento é executado repetidamente;
• o comportamento ocorre onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O bullying divide-se em quatro categorias:

• Bullying direto: apelido, ameaça, ofensa verbal, gestos e agressão física.
• Bullying indireto: indiferença, isolamento, difamação.
• Cyberbullying: internet, criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
• Bullying pelo celular: ameaças,mensagens, etc.

O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam como escolas, famílias.

Os agentes do bullying:

• Alvo: o (s) que recebe(m);
• Autor: o (s) que pratica (r);
• Testemunha: em geral não defende a vitima, também podem ser incentivadoras, observadoras ou auxiliares;
• Alvos/autores: ora um, ora outro.

Conseqüências:


Problemas físicos, pessoais, emocionais de curto e longo prazo, as quais podem causar dificuldades acadêmicas, sociais, emocionais e legais.

Fatores de risco:

Econômicos, sociais e culturais, aspectos inatos de temperamento e influencia familiar de amigos, escola, comunidade.
As maiores freqüências são com 11 a 13 anos. Os meninos são mais agressivos, as meninas são mais sutis por sendo mais difícil de identificar o bullying. As vitimas tem medo de contar, quase nunca contam e às vezes os professores e funcionários da escola e pais de alunos minimizam o fato quando ficam sabendo.

Solução:

Não existe uma receita. Técnicas de dramatização ajudam. Grupos de apoio envolver-se com colegas calmos, evitar locais de risco.
Sempre orientar para informar professores, funcionários e os pais.

Um comentário:

  1. Que blog interessante...
    Ficou ótimo!
    A produção de vocês ficou muito rica, parabéns pela dedicação.
    Acho importante que continuem com o blog ao longo dos semestres, para que possam registrar aqui as vivências mais interessantes.
    Eu não sei como se coloca o 'leia mais', ou seja, trechos de textos e links para o conteúdo completo. Precisam me mostrar!!

    Prabéns, boas férias e ótimas festas.

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