quinta-feira, 24 de junho de 2010

Plano de aula - Educação física



Turma: Jardim “B”
Professoras: Eliane Duarte e Patrícia Morini.Material utilizado: Bolas de garrafas PET de tamanhos variados.
Necessidade Educativa especial: Autismo


Objetivos específicos:

• Desenvolver a coordenação motora;
• Ampliar a percepção de tempo-espaço;
• Realizar movimentos com membros superiores e inferiores;
• Incentivar a cooperação;
• Trabalhar a lateralidade.

Conteúdos:

Procedimentais: Cooperar com os colegas, falar ao grande grupo.
Conceituais: Ampliar a percepção, realizar movimentos, perceber a sua lateralidade.
Atitudinais: Respeitar os colegas e cooperar durante o jogo.

Habilidades:
Correr, observar, coordenar, falar e cooperar.
Competências:
Construir nos alunos e alunos a capacidade de interagir incluindo todos os alunos nas dinâmicas diárias e nas aulas de educação física.




Parte inicial - 10 minutos

Rodinha social: Neste momento falaremos com os alunos sobre as combinações para a elaboração da atividade, dispostos em um círculo próximo da professora.

Aquecimento
“Futebol em duplas”

Formação: Os alunos serão organizados em duplas para jogar futebol, de mãos dadas inclusive no gol.
Desenvolvimento: Colocar todas as duplas, de mãos dadas. Os alunos deverão jogar futebol juntos, pois este procedimento ajudará o aluno com autismo a aprender o que deve fazer para jogar, quais são os procedimentos para a organização do jogo.

Parte principal – 30 minutos
“Estafetas com bolas”

Formação: Organizar os alunos em duas colunas paralelas.
Desenvolvimento: Organizar os alunos em duas colunas, cada coluna com uma bola. A primeira criança da coluna passa a bola por cima de sua cabeça para a da criança que está atrás, assim será sucessivamente, até chegar a última, que pegará a bola, tomará o lugar da primeira a frente e segue o jogo da mesma forma, até voltar à formação inicial.
Recuperada a formação, no segundo momento, os alunos ainda em colunas passarão a bola por cima de sua cabeça e o de trás por entre as pernas, alternadamente, até chegar à formação inicial.
No último momento cada criança, em suas posições originais, passará a bola alternadamente pela lateral do corpo, uma pelo lado direito e a outra pelo lado esquerdo, sucessivamente, seguindo a mesma ordem das formações anteriores.





Parte final – 5 minutos
“O limão entrou na roda”

Formação: Os alunos sentarão em círculo, possibilitando a visão de todos os ângulos, a professora ficará de pé com a bola na mão.
Desenvolvimento: A professora cantará a música uma vez para que todos cantem juntos, na segunda vez os alunos passarão “limão” e devem acompanhar a música, que poderá ter variação no ritmo.
Ao dizer a última palavra da música, a criança que estiver com o “limão” na mão coloca o “limão” ao lado direito ou esquerdo do seu corpo conforme orientação da professora, e dará um abraço no colega disposto em um destes lados.
O jogo termina quando todos participarem, poderá haver variações na construção dos círculos, pois poderá se formar mais de um.

Música:
“O limão entrou na roda,
Ele passa de mão em mão,
Ele vai, ele vem,
Ele ainda não chegou.”


Avaliação: A avaliação se dará ao final da aula, onde os alunos e alunas falaram de seus sentimentos para o grupo, as professoras farão registros textuais no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário